Project Description

O Lúpus Eritematoso Sistêmico, ou apenas Lúpus é uma das doenças autoimunes com quadro clínico mais exuberante na área da reumatologia. Nela, o sistema imunológico, habitualmente responsável por proteger o organismo contra agentes externos, por exemplo infecções virais e bacterianas, passa a não reconhecer o próprio corpo e acaba por agredi-lo de maneira descontrolada.  As manifestações são muito variadas entre os indivíduos, podendo ocorrer alterações cutâneas como rash malar (lesão em asa de borboleta), dores e inflamações articulares, e acometimento de órgãos nobres como rins, sistema nervoso central e pulmões.

O Lúpus é mais comum no sexo feminino, podendo começar em qualquer idade, inclusive na infância, porém sua maior incidência é entre 20 e 45 anos, sendo um pouco mais comum em afro-descendentes.  A doença tende a evoluir em surtos e remissão que podem variar de gravidade. O envolvimento do rim e sistema nervoso central são as manifestações mais preocupantes.

O diagnóstico do Lúpus tende a ser difícil já que a doença pode se manifestar com uma ampla variedade de sintomas, e assim ser confundida com outras condições clínicas.  O Reumatologista é o especialista treinado no diagnóstico e tratamento de doenças autoimunes como o lúpus.

Seu tratamento tem como objetivo alcançar a remissão da doença, ou seja, tratar da crise e impedir novas crises. Pode envolver diferentes tipos de medicamentos conhecidos como imunossupressores ou imunomoduladores, que variam dependendo das características de cada caso.