Project Description

 

Fibromialgia pode ser definida como uma situação de amplificação dolorosa associada a sintomas como fadiga crônica, sensação de choques e formigamentos, distúrbio do sono, depressão e/ou ansiedade e perda de memória.  De forma característica, outras condições como enxaqueca, refluxo gastresofágico, intestino irritável e dor pélvica são muito comuns em portadores de fibromialgia.  A fibromialgia é uma síndrome crônica não inflamatória e não autoimune.  Apesar de bastante frequente a causa da doença é ainda pouco esclarecida podendo ser diferente de um caso para outro, porém o gatilho mais frequente está relacionado ao estresse emocional. A doença afeta preferencialmente (mas não exclusivamente) mulheres, e acomete todas as faixas etárias, podendo ocorrer inclusive em crianças.

O diagnóstico de fibromialgia é essencialmente clínico (anamnese e exame físico). Não existem exames laboratoriais ou radiológicos que a confirmem, porém, esses exames podem ser usados para afastar outras doenças que podem mimetiza-la.

O tratamento é sempre multidisciplinar e envolve medicamentos, fisioterapia e programas educacionais especialmente direcionados para o paciente.