Project Description

Artrose é o mesmo que osteoartrite, osteoartrose ou doença articular degenerativa.

A artrose, de maneira geral, é mais comum em mulheres, porém há localizações que são mais comuns no sexo feminino, por exemplo mãos e joelhos, e outras no masculino, como a articulação coxofemoral (do fêmur com a bacia). Sua incidência aumenta com o passar dos anos, sendo rara antes dos 40 e mais frequente após os 60 anos. Após os 75 anos, 85% das pessoas têm evidência radiológica ou clínica da doença, mas somente 30 a 50% dos indivíduos com alterações observadas nas radiografias queixam-se de dor crônica.

A artrose é uma doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos, vulgarmente, como “bicos de papagaio”. O quadro clínico assim como as alterações radiológicas, geralmente, tem uma evolução lenta e progressiva.

O tratamento e a prevenção da artrose dependem da articulação acometida e de características individuais. As terapias mais empregadas são: medicamentos, atividade física, fisioterapia e, eventualmente, infiltrações intra-articulares e intervenções cirúrgicas.